Jogar, apostar, instigar, perguntar, oscilar, balançar, arriscar, dramatizar, pirar, marcar, usar, desabafar, prosar, compartilhar, selar, inventar, comprovar, alar, amontoar, interiorizar, acalmar, e , pra finalizar, abandonar.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Analisando: A novidade - Paralamas do Sucesso

Recentemente me deparei com essa música numa redação. A proposta era retirar dela o problema social em questão e daí desenvolver meus argumentos sobre o tema. Eu já conhecia a música, porém nunca tinha parado para analisar a letra, mas depois de muito pensar consegui extrair o que, ao meu ponto de vista, a música queria realmente dizer. Ouça, leia a letra, e logo abaixo veja a minha análise detalhada:

Letra e áudio:



A novidade veio dar à praia 
Na qualidade rara de sereia 
Metade um busto de uma deusa maia 
Metade um grande rabo de baleia

A novidade era um máximo 
Do paradoxo estendido na areia 
Alguns a desejar seus beijos de deusa
Outros a desejar seu rabo pra ceia

Refrão:
Oh, mundo tão desigual 
Tudo tão desigual 
De um lado esse carnaval 
Do outro a fome total

E a novidade que seria um sonho 
O milagre risonho da sereia 
Virava um pesadelo tão medonho 
Ali naquela praia, ali na areia

A novidade era a guerra 
Entre o feliz poeta e o esfomeado 
Estraçalhando uma sereia bonita
Despedaçando o sonho pra cada lado.
[Refrão]

Análise:


A novidade, a meu ver, é nada mais que as drogas, que esteve em seu auge, especialmente no Brasil, nos anos 80, mesma década de criação da música (1986), por isso assim nomeada. Na verdade essa problemática está bem oculta, pois não se ouve em momento algum nada relacionado a ela.
Pois bem. O parágrafo introdutório compara a tal novidade a uma sinuosa sereia, que aparecendo na praia, causou tumulto e confusão. O mesmo aconteceu quando as drogas tomaram impulso diante da sociedade, e o seu consumo exagerado seria esse caos.
O segundo parágrafo enfatiza o impacto causado pela ‘novidade’, e a palavra paradoxo, dar a conhecê-la como algo que foge do senso comum, da mesma forma que o uso de tais entorpecentes era (porque duvido que ainda seja) incomum no meio societário.
O refrão ao meu entender, fala da transformação causada na vida de um indivíduo, ao confrontar o período antecedente ao vício e durante a experimentação e êxtase, e o período procedente, onde o individuo se desilude e percebe que o que ele pensava estar fazendo a seu favor só lhe fez mal, quando é mencionado ‘de um lado esse carnaval, do outro a fome total
A quarta e quinta estrofes relatam exatamente isso, o momento em que o eu - lírico cai em si, por si próprio ou por ter sido coagido de alguma forma a isso, e vê que na verdade a novidade não era o ‘máximo’ e sim a ‘guerra’, que se refere à luta do viciado contra o vício, desfazendo a boa imagem antes construída da tal novidade, e como em toda a letra, fazendo trocadilhos e comparativos entre coisas abstratas.
Bom pessoas terminei. Por mais que eu tenha conferido a versão do próprio compositor (Gilberto Gil) sobre o que se trata a música, eu tive uma diferente interpretação da dele. Eu acho que música que é música é assim, dá-nos a liberdade de tirar conclusões diversas sobre um mesmo escrito.  Espero que tenham gostado (:

5 comentários:

  1. Interessante a análise, ela mostra uma das linhas de interpretação que a música pode nos levar. Eu por exemplo, vejo mais pelo lado social, com carnaval, as festas, o desperdício enquanto pessoas morrem de fome, morrem em hospitais e embaixo das pontes. Gostei dessa interpretação, concordo com vc, cada um tem sua maneira e liberdade de enxergar o material. Parabéns! Quero fazer duas sugestões de texto(posso fazer isso?). A primeira música é Judas, do Raul Seixas, apesar de ser uma letra bem explícita ela traz uma mensagem que nos faz refletir bastante. A segunda é O Vento, do Los Hermanos que nos remete a várias coisas da vida! Bom valeu pelo espaço, muito bom o texto e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Nossa realmente a sua análise sobre a letra da música faz muito sentido e realmente é o que parece transmitir quando se interpreta verso por verso. Parabéns...gostei!

    ResponderExcluir
  3. Qdo escutei "A NOVIDADE", logo interpretei com Problemas Sociais.

    Alguns a desejar seus beijos de deusa
    Outros a desejar seu rabo pra ceia

    Essa parte penso nos ricos que querem a novidade para si e os pobres que querem para seu alimento no geral.(sobrevivência.)

    ResponderExcluir
  4. A música na verdade é uma parceria do Gil com o trio do Paralamas. E acho que você se equivoca na sua análise. Mas, isso não quer dizer também que ela esteja errada, já que se trata de uma obra artística e, nesses casos, existe a interpretação do artista e de cada um que a aprecia. Ou seja, não existe interpretação errada ou equivocada. (Só divagando... rs).
    No período em que a música foi escrita o Brasil estava passando por um momento ímpar em sua política. Estávamos saindo da ditadura e caminhado para um regime democrático. Nosso presidente era o Sarney, eleito indiretamente pelo congresso (na verdade o presidente eleito era Tancredo Neves, que faleceu antes de assumir o cargo, deixando este para seu vice, Sarney). Sarney era o responsável de levar o Brasil de volta para as vias democráticas e pela construção da nova constituição (que ficaria pronta em 88).
    A questão é, a população brasileira, e classe artística em especial, não se satisfazia com a eleição indireta de Tancredo/Sarney, pois esses queriam uma eleição direta (e lutaram por isso no "Diretas já" em 85) e esse direito tinha sido negado aos mesmos. Além do mais, era sabido que tanto Tancredo quanto Sarney tinham alianças com os militares. Ou seja, era uma novidade um tanto antiga e insatisfatória para os brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Obriiigadooooo Me ajudoo Muiiitooo no Thabalhooo de Língua Portuguesa :D

    ResponderExcluir