Jogar, apostar, instigar, perguntar, oscilar, balançar, arriscar, dramatizar, pirar, marcar, usar, desabafar, prosar, compartilhar, selar, inventar, comprovar, alar, amontoar, interiorizar, acalmar, e , pra finalizar, abandonar.

sábado, 23 de abril de 2011

Analisando (com muito prazer) : Índios – Renato Russo

Um poema. É assim que eu defino essa e outras composições do Renato. Entre diversas características marcantes de seus escritos estão a extensão da letra, e a suavidade com que ela é declamada, e por mais que ele sempre trocasse alguma estrofe dessa música (kkk’), ela nunca perdeu o encanto! Ouça, leia a letra, e logo abaixo veja a minha análise detalhada:

Letra e áudio:


Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.

Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer.

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto como o mais importante
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
E sua maldade, então deixaram Deus tão triste.

Refrão:
Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho, entenda!
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura do meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas são felizes.

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.

Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente.

[Refrão]

Análise:

Rica em idealizações, reflexões e críticas sociais, a música utiliza como base a expressão “quem me dera ao menos uma vez”, que se repete ao longo das estrofes, marcando a vontade insaciável de que desejos se tornem realidade, por mais que o   eu - lírico tenha a sensatez de saber que essas ‘extravagâncias’ estejam longe de acontecer.
Na primeira estrofe, a palavra ouro foi utilizada liricamente para representar tudo de bom e sincero que nós podemos dar a outras pessoas. Quando essa pessoas  não correspondem, entregando também todo o seu “ouro” como “prova de amizade”,  o eu-lírico demonstra uma espécie de arrependimento por ter confiado tanto e percebido que a recíproca não era verdadeira.
A segunda estrofe é uma crítica implícita a soberba das classes mais altas da sociedade, que banalizam coisas que, na vida dos mais pobres, seriam de grande valia. (que se cortava sempre um pano-de-chão de linho nobre e pura seda).  Na terceira podemos sentir um ar saudosista , às coisas que aconteciam no passado e que no futuro certamente não acontecerão mais (e o futuro não é mais como era antigamente).
Os parágrafos seguintes nos levam a refletir sobre o consumismo sem limites (provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que não tem o bastante), e sobre a privação que nos colocamos à simplicidade, sendo que ela é mais importante e não tão valorizada assim. Terminando a quinta estrofe temos: “Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente”,  que mostra o negativismo do eu-lírico às coisas, pessoas e sentimentos, onde ele se frustra por tudo isso estar perdendo a essência.
O sétimo e oitavo parágrafos nos aponta finalmente um ser que compreende tudo o que o eu-lírico tenta falar e parece que ninguém dá ouvidos, e revela o esforço feito para ter enfim essa pessoa consigo (até sangrei sozinho entenda! Assim pude trazer você de volta pra mim).
Como em quase todo o texto, encontramos idealizações inalcançáveis no nono parágrafo: “Acreditar que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes”.
Nos dois últimos trechos ele julga como os seres humanos lidam uns com os outros, e cita os índios, que inclusive é o nome da música, para evidenciar o individualismo e malícia com as quais são tratados os mais inocentes (como a mais bela tribo dos mais belos índios, não ser atacado por ser inocente).
Bom galera, é isso aí.  Espero que tenham gostado, é uma música longa e difícil de fragmentar, mas fiquei feliz em conseguir concluí-la!  Deixe seu comentário para que eu saiba o que você achou (:

6 comentários:

  1. Bom trabalho, gosto tando de Índios e fiquei feliz em ler a música. Geralmente só a canto enlouquecidamente e faz muito tempo que não paro para lê-la.
    'Quem me dera ao menos uma vez' ter coragem de fazer um lindo trabalho como o seu. Continue-o.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog...
    já estou seguindo vc...
    se quiser, da uma passada lá no meu blog: http://modaeexcelencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Essa música está na trilha sonora da minha vida e de toda uma geração. Gostei do blog.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei de sua interpretação. Parabéns por tal feito. Sou mto fan da Legião Urbana, gosto de analisar o que Renato Russo tem a dizer, porém colocar tudo isso no "papel" com tanta descrição é um trabalho um tanto "cansativo". Renato Russo possuía um talento um tanto incomum para as letras e a aplicava muito bem, principalmente quando queria ser subjetivo. Gostei mto mesmo, vc tem um talento diferenciado cm relação as palavras.
    Eu também tenho um blog, caso queira, visite-me: www.ocaminhantenanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sabe...sempre analisei as músicas do renato pois sou apaixonada por ele, são letras que realmente possuem sentimento e que me emociona bastante. parabéns mais uma vez...Estou tentando dar sentido a minha vida assim:
    http://ciberativista.blogspot.com/
    Para não enlouquecer...pelo menos mostro o que penso e o que é importante. bjos

    ResponderExcluir
  6. Renato russo sempre será um dos maiores cantores brasileiros, gosto muito de todas músicas dele e parabéns a você pela analise..

    www.diigax.com

    ResponderExcluir