Jogar, apostar, instigar, perguntar, oscilar, balançar, arriscar, dramatizar, pirar, marcar, usar, desabafar, prosar, compartilhar, selar, inventar, comprovar, alar, amontoar, interiorizar, acalmar, e , pra finalizar, abandonar.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Analisando: Judas - Raul Seixas

Gente quanto tempo sem postar! estava um tanto sem tempo pro blog e com muitas saudades, mas voltei! Vamos ao que interessa?
Eu não conhecia essa música, foi uma sujestão do meu amigo Rogério. Ela tem uma característica interessante. Quando li aparentemente entendi o que ela diz, e me satisfiz inicialmente. Mas pondo meu ‘olho clínico’ em ação (kkk), vi que ela nos dá uma diferente versão do que a Bíblia nos dá com relação a morte de Cristo. Ouça, leia a letra, e logo abaixo veja a minha análise detalhada:

Letra e áudio:




Parte de um plano secreto
amigo fiel de Jesus
eu fui escolhido por ele
para pregá-lo na cruz
Cristo morreu como um homem
um mártir da salvação
deixando para mim seu amigo
o sinal da traição.

Refrão:
Mais é que lá em cima
lá na beira da piscina,
olhando simples mortais
das alturas fazem escrituras
e não me perguntam se é pouco ou demais (2x)

Se eu não tivesse traído
morreria cercado de luz
e o mundo hoje então não teria
a marca sagrada da cruz
e para provar que me amava
pediu outro gesto de amor
pediu que o traísse com um beijo
que minha boca então marcou.

[Refrão]

Análise:
 

A primeira estrofe, onde é mencionado um suposto plano secreto entre Jesus e Judas, a meu ver, sujere que a traição em questão foi articulada por Cristo para que a profecia se cumprisse, e após três dias ele pudesse voltar à vida e ser consagrado por todos como real filho de Deus , já que segundo a Bíblia, Cristo sabia quem o tinha traído. Judas como amigo fiel de Jesus, cumpriu a sua parte no plano e, no fim das contas, Cristo se tornou o símbolo da salvação , e ele, no entanto, o símbolo da traição. Vemos uma justificativa para o plano em questão no 3º parágrafo, onde o eu-lírico (Judas), demonstra que o que ele fez era realmente preciso, pois se não houvesse feito, não teríamos hoje o maior simbolo sagrado, a cruz, tendo em vista que Cristo morreria rodeado de glorificações e adorações.

O refrão é o trecho mais impreciso da canção, mas pelas minhas análises, o compositor quis dizer que Deus no observa lá de cima e faz suas ‘escrituras’ , que refere-se ao destino de cada um, do modo que mais acha conveniente sem que nós, ‘simples mortais’ tenhamos a chance de dizer se queremos ou não viver o que ele escolheu para cada um viver. Bom pessoas é isso aí, estou feliz em conseguir terminar essa canção, que com certeza foi uma das que mais de intrigaram, mas essas com certeza são as melhores! Espero ter esclarecido a dúvida de vocês, abraços !

3 comentários:

  1. Passei pra te visitar. Gostei e achei interessante. Voltarei mais vezes.
    Ah! Apesar de conterrâneo e gostar do Raul, essa letra me escapou.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não dizem que nem uma folha cai sem a permissão de Deus? A letra busca demonstrar o lado não analisado pelas pessoas, pois muito comumente enxergamos o traidor sem levarmos em consideração que "talvez" Judas tenha sido peça fundamental no processo.
    Gostei da sua análise. Não pare de postar!!!

    ResponderExcluir
  3. tem um livro apócrifo de Judas na qual ele da essa versão pra historia. Minha duvida é: esse manuscrito ja tinha sido traduzido quando Raul fez essa musica?

    ResponderExcluir